quarta-feira, 5 de setembro de 2012

2° Concurso Dia da Árvore


2° CONCURSO DO CBH-PARDO EM

COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE

TEMA: “Nossas matas ciliares: para quê?”


O COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PARDO (CBH-PARDO) reconhece o importante papel da escola na formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente e com a qualidade de vida. Visando somar e valorizar a atuação dos professores, professoras e demais profissionais da educação apresentamos uma iniciativa para motivar a abordagem sobre as matas ciliares em nossa região. Trata-se de um concurso de desenhos para o 5º ano e de frases para o 9º ano sob o tema: “Nossas matas ciliares: para quê?”.


NOSSO OBJETIVO: Promover a cultura da preservação das matas ciliares e incentivar a reflexão de sua importância.

ESTRATÉGIA: Promover processos formativos que possibilitem a compreensão sobre a função e importância das matas ciliares, e estimulem atitudes e procedimentos relacionados à sua proteção e recuperação. Para tanto, diversas publicações e vídeos estão disponíveis para auxiliar os professores no tratamento do assunto.

O concurso pode e deve ser usado como incentivo e/ou recurso para chamar a atenção dos alunos sobre o assunto. Nada impede que muitas atividades sejam promovidas relacionadas ao tema ou ao concurso, como por exemplo:

- cada escola pode organizar internamente uma exposição com todos os desenhos e frases produzidos;

- a escola pode promover uma primeira fase que identifique os dez melhores trabalhos de cada classe para depois selecionar o cartaz e a frase que irão representá-la;

- podem ser organizadas palestras com especialistas sobre o assunto; e,

- a escola pode promover debates com órgãos municipais, entidades e especialistas sobre a situação das matas ciliares na sua região ou município.
 
Confira o regulamento aqui